As crises econômicas são sempre imprevisíveis e muitas vezes podem causar um grande estrago nos negócios. Tal situação pode levar as empresas a adotarem uma postura mais defensiva, reavaliando sua estratégia e cortando gastos desnecessários para se manter de pé. Enxugar custos que não apresentam retorno para o negócio é sempre importante, claro. É preciso adotar táticas mais seguras e viáveis para a sobrevivência no mercado. Mas erroneamente, muitas organizações continuam fazendo cortes justamente na área de Marketing que representa uma estratégia vital na gestão do negócio.
Podemos dizer ainda que o Marketing Digital nunca será um custo, e sim um investimento com ótimos resultados se bem aplicado e gerenciado. Através dele é possível atrair clientes, valorizar seu produto, fortalecer a sua marca, gerar credibilidade e tornar-se autoridade na sua área. Tudo isso com baixo investimento e com ótimas taxas de retorno.
No Brasil, só em 2015, a publicidade online movimentou mais de R$9,3 bilhões, de acordo com dados da pesquisa Digital AdSpending, coordenada pelo IAB Brasil e realizada pela comScore. Para este ano, o IAB estima que sejam gastos R$10,4 bilhões em publicidade online, um crescimento de 12%. Sim, estamos falando em crescimento num momento que a maioria fala em crise.
Chegamos a marca de 110 milhões de internautas no nosso país. Pessoas que estão sempre em busca de novos produtos e serviços cada vez mais direcionados para atender as suas necessidades. E uma empresa bem posicionada e com estratégias de marketing digital definidas fica em posição de vantagem quando o assunto for atrair mais clientes e oferecer as melhores soluções.
Sem falar que no marketing Digital é possível analisar o resultado de todo seu investimento de forma muito simples, pois na internet tudo fica registrado. Acompanhando os resultados facilita também a definição de estratégias seguindo o comportamento do consumidor. Custo de Aquisição de Clientes (CAC), Custo de Aquisição de Oportunidades e Retorno sobre Investimento (ROI) são algumas das métricas mais utilizadas para analisar como está o andamento das suas campanhas. Com essa visão fica muito mais fácil otimizar as ações para obter os resultados esperados, atingir e até ultrapassar as metas estabelecidas.
Marketing Digital profissional para aumentar as vendas
A grande sacada do marketing, de uma maneira geral, é disponibilizar ferramentas para que as organizações continuem gerando demanda para seus produtos e serviços mesmo diante de contextos econômicos e políticos desfavoráveis. Criar estratégias de divulgação da empresa para os clientes potenciais é mais do que obrigatório. Deve ser levado em conta ainda que pode surgir ideias para novos produtos e ajustes de portfólio atendendo à necessidade momentânea do mercado, além da ampliação de atuação e segmentação de público alvo.
Para montar a estratégia que vai fazer a sua empresa crescer e fazer uso da melhor forma possível das ferramentas digitais, o ideal é não desperdiçar as oportunidades do marketing digital com amadorismo. Tenha em mente que o investimento em marketing digital busca aumentar as vendas. Sendo assim, o certo é pensar em retorno ao invés de pensar em custo. O marketing deve ser estratégico, e cada ação deve apresentar um retorno claro para a empresa, diferenciando-a das outras organizações que tratam o marketing apenas como mais uma conta.
Inbound Marketing, a estratégia que faz vender mais
Dentro desse panorama, o Inbound Marketing tem sido a estratégia adotada por inúmeras empresas que se renderam à ideia de que conteúdo é essencial para se destacar e crescer no universo digital. O investimento em conteúdo para atrair clientes aliado à tecnologia analítica, que ajuda a aprimorar a eficiência das vendas, trouxe inovação para o processo de marketing e vendas.
O foco do Inbound Marketing é criação do conteúdo de qualidade para que ele possa atrair pessoas para sua empresa, serviço ou produto. Ao criar conteúdo de interesse para seu público, consequentemente você aumenta o tráfego do seu site, atrai novos clientes e se torna uma referência.
Nessa estratégia os resultados são mais palpáveis. Com o uso de ferramentas específicas torna-se fácil analisar o número de visitantes do site, leads, acessos nos blog posts, número de cliques nas landing pages, conversões e diversas outras métricas.
Outra vantagem é que o Inbound Marketing custa 62% mais barato que o Outbound. Além disso, ele apresenta uma média de ROI (Retorno sobre o Investimento) de 275% do investimento realizado, muito acima dos resultados das estratégias de marketing offline.
Com tantos motivos para investir no Marketing Digital certamente sua empresa não pode ficar de fora. Os números são animadores mesmo em épocas mais difíceis. No Brasil, ainda melhor. Os dados revelam que ninguém mais no planeta passa mais tempo conectado na internet do que o brasileiro, principalmente nas redes sociais. Então, se ainda resta dúvidas da importância do Marketing Digital para o crescimento do seu negócio, analise os números, as tendências e seus principais concorrentes para ter certeza de onde sua marca precisa e deve estar para ter sucesso e prosperar. Principalmente, em época de crise!