Como conseguir melhores resultados para a sua empresa
com um blog
Já falamos em artigos anteriores sobre a importância do marketing digital para alavancar os negócios. Nesse artigo vamos falar sobre uma das ferramentas de comunicação e compartilhamento de ideias que se tornou uma febre entre os internautas e vem cada vez mais ganhando espaço no mundo corporativo por ser considerado uma ferramenta indispensável de marketing digital: o Blog.
São muitas as vantagens de se ter um Blog corporativo. Ele gera confiança no público, agrega credibilidade à marca, auxilia no posicionamento na busca orgânica no Google, além de permitir que a empresa esteja mais próxima do cliente, criando um vínculo que permite entender mais o que o seu público pensa, deseja e quais as opiniões dele sobre a sua marca.
O Blog também se caracteriza por ser uma ferramenta rápida e prática de divulgação capaz de gerar mais visibilidade para a sua empresa e aumentar a popularidade do seu site. As empresas que buscam ter sucesso na internet devem estar dispostas a incluir um Blog na sua estratégia de marketing.
Qual a diferença entre um Blog e um Site?
A diferença está na forma como o conteúdo é apresentado. Blogs são desenvolvidos para serem atualizados com frequência, de uma maneira rápida e direta. O conteúdo da página inicial está sempre mudando. Já no site o conteúdo é sempre o mesmo, ele permanece estático. O site é como uma apresentação corporativa da empresa, portanto é mais formal do que um blog.
A tarefa principal de um site é divulgar a marca, seja pessoal ou corporativa. Quando seu público procurar por sua marca na rede, ele vai encontrar seu site, e lá, obter todas as informações a respeito dos seus produtos ou serviços.
O Blog já tem outro perfil. Ele busca a aproximação e o relacionamento com seu público-alvo. Ele permite o diálogo, estreita laços, permite a interação. Um Blog deve ser atualizado com frequência, com posts relacionados a sua área de atuação e negócio.
O formato de um Blog
• Título
• Descrição (opcional do modelo de blog)
• Introdução
• Desenvolvimento (conteúdo)
• Conclusão
• Imagens (essenciais)
Pode-se incluir também um chamado para ação (call to action - CTA) e uma área ou link para comentários (para análise do feedback dos usuários). A publicação da data e da hora é opcional, mas o post deve ter um link permanente (permalink).
5 Motivos para sua empresa ter um Blog corporativo
- Ser referência na sua área – um Blog que produz um bom conteúdo gera confiança nos leitores fazendo com que sua marca tenha mais credibilidade. Você pode aproveitá-lo para interagir com os leitores, tirar suas dúvidas, mostrar como está o mercado, comentar pesquisas e muitas outras informações. Assim, quando eles precisarem do serviço ou produto que você oferece, será a sua marca que será lembrada. E mais, você pode produzir tanto conteúdo de qualidade que sua empresa pode se tornar uma fonte de referência em pesquisas na sua área.
- Conhecer melhor seu público – essa é uma excelente ferramenta para estreitar o relacionamento com seus clientes, além de conquistar outros. Através dos posts é possível incentivar a interação, comentários, perguntas e feedbacks. Conhecendo melhor seu público fica também mais fácil de criar conteúdos de atração e entregar aquilo que seus clientes estão buscando.
- Aperfeiçoar estratégias – ao movimentar seu Blog constantemente com novos conteúdos você começa a obter informações importantes para a empresa. Através de uma análise periódica é possível descobrir assuntos que estão sendo mais populares, como os visitantes chegaram a sua página, de onde eles são, as palavras-chave mais procuradas e muitas outras informações que podem ser usadas para melhorar sua estratégia de marketing digital deixando-a alinhada com os objetivos da sua empresa.
- Ganha posição nas buscas – As ferramentas de busca como o Google reconhecem e prestigiam com melhores posições quem atualiza constantemente seus conteúdos. Só pelo site da empresa o acesso fica limitado apenas às pessoas que fazem a busca direcionada à marca. Através do Blog o tráfego para o seu site aumentará naturalmente. E você ainda pode fazer uso das redes sociais como um canal de divulgação do seu conteúdo.
- Investimento de baixo custo – Existem muitas plataformas gratuitas que não exigem um conhecimento muito avançado para instalar e começar a usar. O Wordpress https://br.wordpress.com/ é um dos mais utilizados. Através de um simples cadastro e um pouco de dedicação é possível colocar no ar um Blog legal para atrair seu público. Os posts devem ter uma frequência de publicação. O ideal é que seja de no mínimo, uma vez por semana, para começar. Lembre-se: quanto mais você movimentar o seu Blog com postagens melhor será o tráfego orgânico dele e do seu site. E o que é melhor, sem grandes investimentos.
Esses são apenas alguns dos benefícios que o Blog pode oferecer a sua empresa. Claro que há muito trabalho a se fazer para deixar tudo redondinho para a sua estratégia trazer os resultados esperados. Quando pensamos em escrever um Blog corporativo temos que ter em mente que estaremos escrevendo para um público-alvo. E esse público-alvo é o que no marketing chamamos de “Persona”.
Então, temos que primeiramente criar essa persona (ou personas) para direcionar corretamente os temas abordados no Blog. Quem é ela, o que ela quer ouvir, quais são seus problemas... Mas isso, é assunto para o nosso próximo Post. O mais importante de tudo agora, é reconhecer a importância de um Blog para o fortalecimento e crescimento da sua marca. Comece a pensar no assunto!
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