Muito se fala sobre Assessoria de Imprensa e mesmo assim ainda ficam dúvidas sobre o verdadeiro papel dela e sua
importância para uma companhia. Será que a AI só vale para grandes empresas? E
se o negócio for pequeno, tem necessidade desse serviço?
A AI existe para cuidar da imagem
de uma empresa como um todo. Não apenas em momentos bons, mas também em
momentos difíceis. Como assessores de imprensa, os jornalistas ou RPs ficam responsáveis
pela divulgação da empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, para
que ela seja alvo de notícias em jornais, revistas, televisão e internet. A AI coloca
a sua empresa na mídia de forma espontânea, ou seja, ao contrário da
publicidade você não precisa pagar pelo espaço da publicação. Podemos dizer que
ela funciona como um canal entre a sua empresa e a imprensa.
Sendo assim, você já pode
imaginar que o público percebe de uma maneira diferente ao ver sua marca numa
matéria, como notícia, e ao ver sua empresa num espaço que você pagou para
aparecer. As duas divulgações são importantes, claro. Porém, no primeiro caso,
sua imagem pode ser percebida com mais credibilidade.
Como isso acontece na prática?
Através de planos de comunicação,
a AI identifica “pautas” que podem virar notícias de forma espontânea na
imprensa. Muitas vezes, os clientes não percebem que um hábito rotineiro, por
exemplo, pode virar notícia. Um médico que foi participar de um Congresso em
outra cidade ou país, pode render uma matéria ou uma nota para algum colunista.
Uma ação de sustentabilidade dentro da empresa pode resultar numa grande reportagem.
Um lançamento de um novo produto, a importância de um serviço, enfim muitos
assuntos podem render um bom conteúdo e serem divulgados de forma espontânea a
partir da intervenção de um assessor de imprensa.
Por outro lado, é papel também da
AI agir em momentos de crise e ser uma porta voz da empresa. Quando houver
questionamentos da imprensa a AI pode responder em nome da empresa, de forma
adequada e acompanhar tudo o que sai sobre a empresa na mídia.
Lembrando que o trabalho de uma
AI além do público externo pode envolver também o público interno de uma
corporação. Afinal de contas, de que adianta trabalhar a comunicação externa
enquanto no ambiente interno encontramos uma equipe de colaboradores
insatisfeita, desmotivada, sem nem ao certo saber qual a missão da empresa onde
trabalham?
Por isso é importante ter em mente
que cada caso é um caso. Não existe um Plano de Comunicação pronto, uma fórmula
que vai garantir o sucesso no processo de comunicação da empresa. Cada cliente
tem uma demanda de comunicação específica e é papel da AI conhecer essas
necessidades, ter sensibilidade para entender os objetivos de seu cliente e
traçar uma estratégia que apresente os melhores resultados para cada situação.
Então, na hora de contratar uma Assessoria de Imprensa, pesquise, analise e tenha
a certeza de ter se identificado com quem vai cuidar da imagem da sua empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário