segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O verdadeiro papel de uma Assessoria de Imprensa




Muito se fala sobre Assessoria de Imprensa e mesmo assim ainda ficam dúvidas sobre o verdadeiro papel dela e sua importância para uma companhia. Será que a AI só vale para grandes empresas? E se o negócio for pequeno, tem necessidade desse serviço?

A AI existe para cuidar da imagem de uma empresa como um todo. Não apenas em momentos bons, mas também em momentos difíceis. Como assessores de imprensa, os jornalistas ou RPs ficam responsáveis pela divulgação da empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, para que ela seja alvo de notícias em jornais, revistas, televisão e internet. A AI coloca a sua empresa na mídia de forma espontânea, ou seja, ao contrário da publicidade você não precisa pagar pelo espaço da publicação. Podemos dizer que ela funciona como um canal entre a sua empresa e a imprensa.



Sendo assim, você já pode imaginar que o público percebe de uma maneira diferente ao ver sua marca numa matéria, como notícia, e ao ver sua empresa num espaço que você pagou para aparecer. As duas divulgações são importantes, claro. Porém, no primeiro caso, sua imagem pode ser percebida com mais credibilidade. 

Como isso acontece na prática?

Através de planos de comunicação, a AI identifica “pautas” que podem virar notícias de forma espontânea na imprensa. Muitas vezes, os clientes não percebem que um hábito rotineiro, por exemplo, pode virar notícia. Um médico que foi participar de um Congresso em outra cidade ou país, pode render uma matéria ou uma nota para algum colunista. Uma ação de sustentabilidade dentro da empresa pode resultar numa grande reportagem. Um lançamento de um novo produto, a importância de um serviço, enfim muitos assuntos podem render um bom conteúdo e serem divulgados de forma espontânea a partir da intervenção de um assessor de imprensa.

Por outro lado, é papel também da AI agir em momentos de crise e ser uma porta voz da empresa. Quando houver questionamentos da imprensa a AI pode responder em nome da empresa, de forma adequada e acompanhar tudo o que sai sobre a empresa na mídia.

Lembrando que o trabalho de uma AI além do público externo pode envolver também o público interno de uma corporação. Afinal de contas, de que adianta trabalhar a comunicação externa enquanto no ambiente interno encontramos uma equipe de colaboradores insatisfeita, desmotivada, sem nem ao certo saber qual a missão da empresa onde trabalham?

Por isso é importante ter em mente que cada caso é um caso. Não existe um Plano de Comunicação pronto, uma fórmula que vai garantir o sucesso no processo de comunicação da empresa. Cada cliente tem uma demanda de comunicação específica e é papel da AI conhecer essas necessidades, ter sensibilidade para entender os objetivos de seu cliente e traçar uma estratégia que apresente os melhores resultados para cada situação. Então, na hora de contratar uma Assessoria de Imprensa, pesquise, analise e tenha a certeza de ter se identificado com quem vai cuidar da imagem da sua empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário