Um dos trabalhos de uma
Assessoria de Imprensa, é fazer seu cliente virar notícia de maneira espontânea
através da sugestão de matérias (pautas) que ela cria e dispara para a imprensa
para serem divulgadas. Para que isso aconteça, precisamos ter em mente dois
pontos fundamentais: o relacionamento da Assessoria de Imprensa com os canais
de publicação, sejam eles jornais, revistas, TVs, rádios, Blogs.... Assim como
também a habilidade da AI em transformar algumas ações ou qualquer outro
assunto relacionado à empresa, em uma matéria interessante que a Mídia deseje
publicar. Em muitos casos, essas matérias resultam não apenas em publicações,
mas principalmente no interesse do veículo em realizar uma entrevista com o
empresário ou representante da empresa em questão. A própria AI faz todo o
trabalho de agendamento de entrevistas nos diversos canais de comunicação. O
cliente só precisa comparecer e falar do que ele sabe. Mas é só isso? Claro que
não.
Saber aproveitar o momento da
exposição do seu produto ou a sua marca é fundamental para você obter os
melhores resultados. Muitas pessoas ainda saem de uma entrevista com aquela
sensação de que não conseguiu se expressar corretamente e que poderia ter
falado melhor.
Durante os mais de 15 anos de
atuação nessa área, a Novo Texto acompanhou e continua acompanhando muitos
empresários e profissionais de diferentes áreas de atuação que frequentemente
precisam falar em entrevistas e ter a certeza de que deram seu recado. Assim,
preparamos uma lista com 7 dicas de como proceder durante uma entrevista para a
imprensa.
1 – Planeje a pauta – Liste os principais pontos que você quer destacar
sobre seu serviço ou produto e que mensagem você quer passar. Assim, você não
vai correr o risco de deixar uma informação importante para trás na hora do
nervosismo. Além disso, pense antecipadamente que tipo de perguntas podem ser
feitas relacionadas ao assunto e estude possíveis respostas.
2 – Fale o suficiente – Evite falar demais e ficar repetindo informações.
Preze pela objetividade e clareza. Enfatize informações relevantes. Lembre-se
do que planejou para a entrevista e atenha-se a falar sobre esses pontos. Se
você estiver falando para a TV, por exemplo, a matéria será editada e o
jornalista vai pegar apenas suas afirmações mais importantes sobre o assunto.
3 – Evite respostas técnicas – seja simples e direto ao transmitir sua
mensagem evitando jargões da sua área de atuação. Qualquer pessoa deve entender
a sua mensagem.
4 – Sua imagem também comunica – O que você veste pode falar muito
sobre você. Um visual inadequado, dependendo do ambiente de entrevista, pode
chamar muito mais atenção do que o que você fala.
5 – Fale corretamente – Tome cuidado com vícios de linguagem (meu modo
de vista, entendeu? sabe? Né ...) Seja crítico com seu português. Falar bem não
é apenas um simples diferencial, mas obrigação de um bom profissional. Para
isso você não precisar usar linguagem rebuscadas e de difícil compreensão. Fale
de forma simples, mas corretamente.
6 – Tenha porta vozes – Se você não se sentir à vontade para conceder
uma entrevista tenha alguém preparado e capacitado para lhe representar. Essa
pessoa, assim como você, deve dominar o conteúdo e entender os objetivos da
empresa.
7 – Assessoria é o caminho mais eficiente – É importante lembrar que
você pode sempre recorrer ao trabalho de uma Assessoria de Imprensa, que está
capacitada para buscar boas oportunidades e sabe direcionar você para atingir
os resultados buscados quanto à divulgação e visibilidade da sua marca.
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