segunda-feira, 28 de março de 2016

7 DICAS PARA UMA ENTREVISTA COM A IMPRENSA




Um dos trabalhos de uma Assessoria de Imprensa, é fazer seu cliente virar notícia de maneira espontânea através da sugestão de matérias (pautas) que ela cria e dispara para a imprensa para serem divulgadas. Para que isso aconteça, precisamos ter em mente dois pontos fundamentais: o relacionamento da Assessoria de Imprensa com os canais de publicação, sejam eles jornais, revistas, TVs, rádios, Blogs.... Assim como também a habilidade da AI em transformar algumas ações ou qualquer outro assunto relacionado à empresa, em uma matéria interessante que a Mídia deseje publicar. Em muitos casos, essas matérias resultam não apenas em publicações, mas principalmente no interesse do veículo em realizar uma entrevista com o empresário ou representante da empresa em questão. A própria AI faz todo o trabalho de agendamento de entrevistas nos diversos canais de comunicação. O cliente só precisa comparecer e falar do que ele sabe. Mas é só isso? Claro que não.

Saber aproveitar o momento da exposição do seu produto ou a sua marca é fundamental para você obter os melhores resultados. Muitas pessoas ainda saem de uma entrevista com aquela sensação de que não conseguiu se expressar corretamente e que poderia ter falado melhor.
Durante os mais de 15 anos de atuação nessa área, a Novo Texto acompanhou e continua acompanhando muitos empresários e profissionais de diferentes áreas de atuação que frequentemente precisam falar em entrevistas e ter a certeza de que deram seu recado. Assim, preparamos uma lista com 7 dicas de como proceder durante uma entrevista para a imprensa.

1 – Planeje a pauta – Liste os principais pontos que você quer destacar sobre seu serviço ou produto e que mensagem você quer passar. Assim, você não vai correr o risco de deixar uma informação importante para trás na hora do nervosismo. Além disso, pense antecipadamente que tipo de perguntas podem ser feitas relacionadas ao assunto e estude possíveis respostas.

2 – Fale o suficiente – Evite falar demais e ficar repetindo informações. Preze pela objetividade e clareza. Enfatize informações relevantes. Lembre-se do que planejou para a entrevista e atenha-se a falar sobre esses pontos. Se você estiver falando para a TV, por exemplo, a matéria será editada e o jornalista vai pegar apenas suas afirmações mais importantes sobre o assunto.

3 – Evite respostas técnicas – seja simples e direto ao transmitir sua mensagem evitando jargões da sua área de atuação. Qualquer pessoa deve entender a sua mensagem.

4 – Sua imagem também comunica – O que você veste pode falar muito sobre você. Um visual inadequado, dependendo do ambiente de entrevista, pode chamar muito mais atenção do que o que você fala.

5 – Fale corretamente – Tome cuidado com vícios de linguagem (meu modo de vista, entendeu? sabe? Né ...) Seja crítico com seu português. Falar bem não é apenas um simples diferencial, mas obrigação de um bom profissional. Para isso você não precisar usar linguagem rebuscadas e de difícil compreensão. Fale de forma simples, mas corretamente.

6 – Tenha porta vozes – Se você não se sentir à vontade para conceder uma entrevista tenha alguém preparado e capacitado para lhe representar. Essa pessoa, assim como você, deve dominar o conteúdo e entender os objetivos da empresa.


7 – Assessoria é o caminho mais eficiente – É importante lembrar que você pode sempre recorrer ao trabalho de uma Assessoria de Imprensa, que está capacitada para buscar boas oportunidades e sabe direcionar você para atingir os resultados buscados quanto à divulgação e visibilidade da sua marca.  

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