A
comunicação interna tem recebido cada vez mais atenção no universo corporativo,
apesar de ainda ser um desafio para muitos empresários. Ela está diretamente
ligada à imagem da empresa, fazendo parte da administração estratégica como uma
das exigências para atingir a eficácia organizacional. Afinal de contas, não
adianta apenas gerar mídia espontânea nos veículos de comunicação, investir na divulgação da marca e não
permitir que os colaboradores da empresa estejam bem informados sobre o local
que trabalham. A gestão adequada dessa ferramenta pode melhorar o clima
organizacional de uma companhia, promover a motivação dos trabalhadores,
reduzir custos e até aumentar a rentabilidade dos trabalhos.
Independentemente
do tamanho da empresa, muitos empresários já apostam nos seus funcionários com
sendo seus primeiros clientes. Eles consideram essas pessoas como peças chaves
para o sucesso ou fracasso do seu negócio e entendem a importância de estar
próximos favorecendo um clima saudável através da transparência e confiança. Num
ambiente participativo o trabalhador se sente parte integrante da empresa,
compartilhando os mesmos valores. E toda essa satisfação acaba refletindo na
forma com que os clientes e fornecedores são tratados.
Além
disso, funcionários bem informados e integrados gera motivação e credibilidade,
integra, potencializa resultados positivos e faz diminuir muitas chances de
crise. Porém não basta apenas informar. As empresas devem promover a
comunicação, se relacionar, ouvir opiniões e saber valorizar diferentes ideias.
Para
cada desafio sempre há uma estratégia e muitos canais disponíveis: jornal, mural,
intranet, mídias digitais... Mas não se pode negligenciar alguns fatores
relevantes: o conteúdo deve ser consistente, a linguagem acessível e o design
atraente. É preciso ainda que se tenha agilidade na veiculação.
Para
uma Comunicação Interna eficaz é importante a contratação do trabalho de uma Assessoria de Imprensa, pois ela ajuda a entender suas necessidades e desenvolve
estratégias para alcançar seus objetivos. Não importa se sua empresa é pequena
ou grande, o diferencial pode estar em valorizar o capital humano por meio da
comunicação desenvolvida aos seus colaboradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário